sábado, 29 de julho de 2017

Na água com o Pai - S.urfe - A.rte - L.iberdade

NA ÁGUA COM O PAI


 




Difícil o pai que não queira o melhor para seu filho. Difícil o surfista que tenha achado algo melhor para fazer na vida. Assim, quase no DNA, descer as ondas passa de geração em geração.

Nosso país ainda é novo esporte, os trintões e quarentões de hoje em dia sonhavam em ter pais surfistas. Realidade de alguns afortunados com seus coroas descolados. Na década de 80 e 90, era realmente o máximo ter um pai que surfava.







download








 

Esse desejo, maquiado de frustração, acabou com a chegada da nova geração. A explosão do esporte nas últimas três décadas mudou as praias do Brasil. É comum ver a gurizada, que mal sabem colocar a roupa de borracha, rodopiando pelo ar na sua frente. A poucos metros, algumas vezes da areia, sempre tem um pai bonachão e sorridente.

Existe um momento que supera o primeiro tubo de um surfista; ver sua cria deslizar sobre uma parede lisa com um sorriso no rosto. É a sensação de deixar uma herança que dinheiro não compra, deixar o legado de paixão pelo mar.







download-1








O futuro também nos agraciou com a igualdade no esporte. Vergonha de pensar que houve um tempo que queríamos filhos homens para dividir as ondas. Pelo bem do esporte as pequenas e seus pais estão presentes no outside. Presentes e quebrando.

Apresentar o surf ao seu filho é diferente de matriculá-lo no futebol ou em outro esporte coletivo. Não existe a pressão de um gol, ou a frustração de um frango. No surf tem gol e frango em toda sessão.

Dessa geração saíram os Medinas e os Toledos, mas também o cara que surfa todo dia ao seu lado. O seu amigo que passa na sua casa para pegar onda. O advogado, o dentista o professor e o policial.







download-2








 

O vagabundo, também aquele que sempre te rabeia (não deixe seu filho ser esse cara). Enfim, campeões sem medalhas. Pessoas felizes que acharam a fonte da juventude em uma prática esportiva. Cada onda é uma vitória, cada sessão uma lição. O surf é lúdico, para os pequenos e os grandes a melhor das brincadeiras. As memórias dos momentos salgados ao lado de sua família são um patrimônio que só se partilha o amor.

Imagens: mankindunplugged, freakingnews, outsideonlin



Fonte: Na água com o Pai - S.urfe - A.rte - L.iberdade
Na água com o Pai - S.urfe - A.rte - L.iberdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário