sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Gerry Lopez - Legend zen - Waves

Poucos carregam o número de elogios atribuídos ao nome de Gerry Lopez, mas o pioneiro de Pipeline, sempre humilde, continua sendo uma das figuras mais icônicas do surfe com uma abordagem renascentista da vida.

Em entrevista divulgada pela Sticky Bumps, o lendário havaiano fala sobre suas maiores influências e a prática diária de yoga, além da recente visita ao Surf Ranch, piscina de ondas desenvolvida pela Kelly Slater Wave Company.

Como é um dia na vida de Gerry Lopez?

Acordar para o que quer que seja, e então uma, ou duas, ou três, ou quatro horas de yoga, o que eu tiver tempo. Dirigir à loja e fazer algumas pranchas. Ir surfar na onda do rio, se estiver funcionando. Em casa, jantar, assistir a American Ninja Warrior e ir dormir...

Se você tivesse que escolher apenas surfar ou praticar snowboard pelo resto da sua vida, o que você escolheria?

Adoro snowboard, acho que gosto mais de surfar. O surfe parece ser mais completo.

Você ficou cansado com a esquerda de Kelly e sentiu a mesma sensação de surfar, sendo uma onda feita pelo homem? Você prefere surfar em uma onda natural?

A onda de Kelly foi inacreditável. Alex e eu só tivemos um dia lá com Shane Dorian, seu filho, Tommy Carroll e Bethany Hamilton, mas acho que posso dizer com segurança que todos nós tivemos uma passagem absolutamente maravilhosa e foi como surfar em qualquer outro lugar, exceto que era uma piscina. Mas foi bom, tão bom quanto qualquer onda em qualquer lugar.


1024x769
Alex, Gerry Lopez e Kelly Slater no Surf Ranch, em Lemoore (EUA). Foto: Kelly Slater.


Quando surfou em Pipeline pela última vez e como foi?

Rory e eu remamos para uma exibição uma vez, uns 8 a 10 anos atrás… bem, eu remei lá pra fora; Rory foi de jet-ski. Foi uma bateria homem a homem entre um duelo de Kelly e Shane, eu acho... então eu estava remando com Kelly e lá vem uma série sólida de 8 pés plus. Estava do lado direito de Kelly, então estava mais perto do ‘rabo’ da onda, e eu fiquei me perguntando se conseguiria furar antes que ela quebrasse. Nós estávamos lado a lado, e enquanto eu empurro a prancha para baixo d"água, a última coisa que eu vejo é Kelly dando a volta e dropando... E então eu percebi, naquele exato momento, que meus dias de surfe em Pipe estavam completamente acabados.

Há alguma onda que você adoraria surfar como regular?

Maalaea, em Maui, é muito desafiadora de backside

Você tem testado algum novo design na sala de shape?

Sim, toda vez que faço uma prancha, eu tento fazer melhor do que a última, assim, é sempre novo. Mas Alex e eu experimentamos alguns shapes assimétricos diferentes depois de surfar com algumas das pranchas de Ryan Burch e Ryan Lovelace, que realmente funcionam muito bem.


738x554
Gerry Lopez pratica yoga diariamente. Foto: Ben Moon.


Qual é a sessão mais memorável que você teve recentemente, na neve ou na água?

Definitivamente a onda de Kelly. Acho que será algo que vou me lembrar por um longo tempo.

Quais os livros que influenciaram sua visão sobre a vida?

Autobiografia de um Yogi, por Yogananda, é um livro que eu tenho lido desde 1968 e ainda gosto e aprendo com isso.

Qual é a próxima coisa que você gostaria de aprender ou trabalhar para dominar?

Trabalhando duro para se tornar um surfista de foil. Kai Lenny me inspirou, assim como muitos outros.

Quais são os três acessórios de surfe essenciais para você?

Uma boa prancha de surfe, uma boa cordinha e uma boa parafina. Ah, e um bom par de bermudas de surfe.


1024x768
Gerry em ação no Surf Ranch. Foto: Kelly Slater.


Quem foi sua maior influência durante o crescimento da indústria do surfe?

Na indústria, eu teria que dizer Gordon Clark, que, com sua empresa, Clark Foam, duvido seriamente que a prancha de surfe moderna seria tão evoluída quanto hoje. Agora ele está se tornando uma influência na indústria de criação de ovelhas... e eu estou surfando uma onda parada no Rio Deschutes. Como os poderosos caíram!

Qual parafina Sticky Bumps é a sua favorita?

Depende de onde eu estou surfando - no frio do Oregon, na Indo ou em Baja, onde for, podemos contar com fórmulas especializadas de parafina projetadas para cada temperatura específica de água, com toda a gama maravilhosa que o Sticky Bumps oferece... é uma coisa linda!


1024x668
Gerry Lopez em 2002, durante uma trip para a Sumatra, Indonésia. Foto: John Dahl.


Fonte: Waves
Gerry Lopez - Legend zen - Waves

Nenhum comentário:

Postar um comentário