sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Ondas proibidas - Waves




Vídeo narra a história de norte-americanos que foram presos por surfar numa propriedade pertencente a um bilionário em San Mateo, Califórnia.



Vídeo narra a história de norte-americanos que foram julgados por surfar numa propriedade pertencente a um bilionário em San Mateo, Califórnia. Califórnia (EUA). Foto: Reprodução.


Em 2013, cinco surfistas estiveram em um pequeno tribunal em Redwood City, Califórnia, depois de serem presos por invasão de terras pertencentes ao capitalista e co-fundador da Sun Microsystems, Vinod Khosla. Os surfistas enfrentaram até um ano de prisão e multas de mil dólares pelo simples ato de surfar na bastante contestada propriedade situada em San Mateo, conhecida como Martin"s Beach.

"Eu acreditava que nós tínhamos o direito de estar lá", disse Jonathan Bremer, um dos cinco jovens dispensados das acusações de invasão criminal. "Então, quando o xerife apareceu, não pensei que seríamos presos na praia, com impressões digitais e ameaçados com algemas. Eu achei que devíamos discutir a Lei Costeira da Califórnia e a Constituição da Califórnia, e como temos vários documentos que protegem o acesso público às praias públicas e lançados com um aviso. Mas não foi assim que acabou acontecendo. Então, o fato de que os tribunais escolheram descartar o caso com base em evidências insuficientes quando eles tiveram imagens de vídeo de nós entrando em uma estrada privada diz muito. Isso mostra que eles não usarão os recursos do distrito para impor um fechamento ilegal da estrada".

Embora os surfistas tenham sido libertados devido a evidências insuficientes, o debate sobre o acesso à terra continuou. Com muito desgosto de Khosla, que comprou a terra (incluindo a única via costeira para a praia) por US$ 32,5 milhões em 2008, esse debate ficou a favor dos surfistas. Mais recentemente, os tribunais derrubaram o recurso de Khosla para restringir o acesso a Martin"s Beach.

O filme “Martin"s 5: Battle for the Beach” explora a luta da Surfrider Foundation para manter as praias dos Estados Unidos abertas ao público. Por causa das ações de surfistas e campeões corajosos como o Surfrider, dispostos a lutar pelo direito de aproveitar os recursos preciosos da América, parece que esta é uma batalha que o público americano continuará a vencer.

Fonte: The Inertia.






VEJA TAMBÉM



Fonte: Waves
Ondas proibidas - Waves

Nenhum comentário:

Postar um comentário