terça-feira, 10 de abril de 2018

Surfistas e pescadores artesanais de Garopaba definem acordo para pesca da Tainha - Portal Notícias In Foco

 

Pescadores artesanais e surfistas de Garopaba celebraram mais um acordo para a temporada da pesca da Tainha no fim da tarde desta segunda-feira (9). Secretaria de Agricultura e Pesca do município promoveu encontro com representantes das duas classes que mantiveram as mesmas regras dos últimos 23 anos.

Dezenas de surfistas, pescadores, entre eles “patrões” de embarcações, representantes da Polícia Militar, prefeitura de Garopaba e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), selaram as regras para o período de pesca que inicia no próximo dia 1º de maio e segue até o fim do mês de julho.

Com o acordo, fica proibida a prática de surf, durante a safra da Tainha, nas praias da Gamboa, Siriú, Centro e Barra. Já as praias do Silveira e Ferrugem terão sinalização e sistema de bandeiras orientando os surfistas quando está disponível ou proibida a prática esportiva. (Bandeira no alto surf proibido. Bandeira baixa surf liberado).

O secretário de Agricultura e Pesca, Junior Gonçalves, o Juninho, menciona que, assim como em outros anos, as praias serão sinalizadas informando os visitantes sobre a norma celebrada entre as categorias.

Juninho reforça ainda que a decisão não é uma lei e sim um acordo, mas que deve ser respeitado por todos. “Esse acordo é importante e por isso intermediamos entre os surfistas e pescadores para que haja uma harmonia entre ambas as partes. Essa parceria firmada em Garopaba se repete há mais de duas décadas e é exemplo em todo Litoral. Nosso trabalho se concentra na organização e divulgação, buscando que episódios como o que ocorreu no ano passado não se repita”, explica.

Relembre o caso: Delegado conclui inquérito sobre confusão com surfista na Ferrugem

Segundo o presidente do Sindicato da Pesca de Laguna (Sindipesca), Gilberto Fernandes da Silva, os pescadores artesanais de canoas a remos estão autorizados a iniciarem a pesca no dia 1º de maio. Já as pequenas embarcações motorizadas só poderão iniciar a pesca em 15 de maio. A pesca industrial (Cerco) tem liberação agendada para o dia 15 de julho. No entanto, Gilberto ressalta que os dados oficiais só deverão ser conhecidos nesta terça-feira (10), quando o recém-criado Ministério da Pesca informará se irá manter essas datas.

Surfistas e pescadores artesanais de Garopaba definem acordo para pesca da Tainha - Portal Notícias In Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário