terça-feira, 19 de dezembro de 2017
ISABEL LETHAM: A AUSTRALIANA PIONEIRA QUE SURFOU COM UMA PRANCHA
Isabel Letham é uma das mulheres pioneiras no surf feminino. Considerada a primeira surfista da década de 20, ela, seu maiô e sua prancha estrearam na cena do esporte na Austrália quebrando muitos paradigmas da época – entre eles, o de usar uma prancha, pois naquele tempo os australianos surfavam bodyboarding com pranchas de madeira e faziam bodysurfing, sem nunca terem ficado em pé antes.
Corajosa e ousada, Isabel aprendeu sobre o esporte com Duke Kahanamoku, um dos mais influentes da cena do surf e considerado o pai do surf moderno.
Em 1914, o norte-americano que foi a convite da NSW Swimming Association para a Austrália não resistiu às ondas do lugar e pediu para o pai de Letham – que era carpinteiro -, que fabricasse uma prancha de pinho australiano. Duke chamou a atenção de todos ao surfar em pé e em seguida, Isabel foi convidada a subir numa prancha e experimentar praticado daquela forma.
Ela, que já era nadadora, salva-vidas e instrutora, ficou famosa na cena local, tornando-se uma celebridade por toda a Austrália. Em busca do american dream, ela mudou-se para os Estados Unidos e tornou-se uma instrutora de natação em São Francisco.
Mesmo tendo ensinado as pessoas a terem contato com o mar e a água, foi o surf que a imortalizou. Desde sua morte, em 1995, Isabel continua sendo uma referência feminina do esporte e é considerada a primeira mulher que pisou em uma prancha de surf.
Além de deixar sua marca na história do surf feminino, tornou-se referência para outras meninas praticarem o esporte com coragem e determinação!
ISABEL LETHAM: A AUSTRALIANA PIONEIRA QUE SURFOU COM UMA PRANCHA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário