Guga Arruda orienta molecada em projeto nas ilhas Mentawai, Indonésia.
O Future Legends é um projeto da Mentawai Surf Charters que visa o treinamento de jovens atletas em ondas perfeitas, dando a oportunidade de tornarem-se atletas que definirão o surfe moderno em ondas de qualidade daqui pra frente.
Este ano realizamos o Future Legends com três grommets e seus pais. Sol Gruendling, 9 anos, é australiano, filho de brasileiros, e sempre treina comigo nas férias de verão. Sol vem se destacando nas competições na Austrália, sempre acompanhado do pai, Julio Gruendling.
Além dele, Davi Glazer, 9, competidor da Fecasurf (Federação Catarinense de Surf), filho de Philipe Glazer, ex-competidor e especialista nos tubos de backside; meu filho Tuco Arruda, 13, competidor de skate e free surfer; minha filha, Marina Arruda, 16, desenhista e free surfer, assim como Marco Griesi, 17, skatista, músico e free surfer, acompanhado de seu pai e grande amigo, Rodrigo Griesi.
Para completar o grupo, meu aluno e médico Dr. Alberto Pontes, que cuidou da galera com muito carinho, e meu primo, Neko Rodrigues, meu professor de surfe, isso mesmo, ele que me botou na primeira onda na década de 1980 e sempre foi uma grande referência para mim.
Minha esposa Milene Arruda foi a cinegrafista da trip, e o fotógrafo Everton Luis, amigo de longa data e morador da ilha de Bali, fez um lindo trabalho como surf guide, nos levando sempre para as melhores ondas nas melhores condições e muitas vezes sem crowd algum.
O desafio nesse tipo de projeto é pegar ondas perfeitas para todos os níveis todos os dias e nós conseguimos, tudo que sonhamos e até um pouco mais.
Começamos com HT"s, uma onda que não pode ficar de fora do itinerário, com ondas de 1,5 metro. Foi uma diversão para os pais e um belo desafio para a molecada que ali começou a lidar com uma bancada rasa de coral.
Dali buscamos um secret de ondas mais fáceis, no qual os mais jovens tiveram a oportunidade de trabalhar manobras mais radicais e arriscar alguns tubos. Nosso primeiro dia terminou em um lineup perfeito, sem nenhum barco além do nosso. Nessa altura já estavam todos realizando o sonho de surfar ondas perfeitas entre pais, filhos e amigos.
Seguimos ao sul para surfar a tão sonhada onda de Macaronis, onde todos surfaram dois dias inteiros, com tubos e manobras até não aguentar mais. Não muito longe dali fica um pico muito especial na minha vida, Greenbush, uma onda faixa-preta, radicalmente tubular e que acaba em cima das pedras. Por isso a maioria dos barcos não fica por lá.
Além disso, a onda requer direção de swell, vento e maré adequados para não ficar perigosa demais. Eu e Everton ja estávamos estudando as previsões e navegando pra fazer acontecer a tão sonhada queda na rainha do sul de Mentawai. Toda a nossa dedicação foi recompensada com ondas grandes, poderosas e perfeitas praticamente sem ninguém na água.
Do nosso grupo só eu e o Philipe tínhamos condições de surfar Greenbush e depois de umas três horas de muitos tubos, fomos para a vizinha Roxy, onde pude me dedicar ao treinamento dos grommets e de todo o grupo, surfando pequenos tubos e fazendo um trabalho focado nos aéreos.
Todos os dias pegamos ondas para todos os níveis, tanto as famosas como os secrets mantidos por nosso guia, onde surfávamos sem crowd algum.
Optamos por terminar a trip pela região de Playgrounds, onde encontramos praticamente todos os brinquedos funcionando. O grupo surfou direitas e esquerdas de todos os tipos. Ali tivemos a oportunidade de trabalhar a linha de surfe e a postura de cada um sobre a prancha, fazendo vídeo-análises diárias.
A cereja do bolo foi em Kandui, onda que eu ainda não tinha surfado nas condições certas. Para fechar a trip com chave de ouro, fomos abençoados com ondas grandes e perfeitas em uma das bancadas mais extensas de Mentawai.
Depois de muita felicidade e evolução, a galera veio embora pensando em voltar e, é claro, já estamos armando a Future Legends para agosto de 2018.
Foto de capa Bruno Veiga
Future Legends, Mentawai, Indonésia. Foto: Everton Luis.
Fonte: Waves
Future Legends com Guga Arruda - Waves
Nenhum comentário:
Postar um comentário