Hospital Moinhos de Vento divulga boletim sobre o estado de saúde de Lucas Zuch; família revela que está fazendo o possível para manter a possibilidade de doar todos os órgãos do filho.
Em boletim divulgado nesta terça-feira, o Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), divulgou que o paciente Lucas Zuch continua em estado crítico de saúde, em coma Glasgow 3, recebendo suporte intensivo.
De acordo com o Hospital, o diagnóstico da morte encefálica veiculado nas notícias da imprensa não é procedente e nunca foi firmado pelos médicos da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, tampouco pela equipe médica que o assiste no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
"A família, através do irmão Roberto Zuch, elogiou os tratamentos recebidos no Rio de Janeiro e no Hospital Moinhos de Vento, onde todos receberam conforto e amparo adequados neste momento difícil. A família acrescenta que vai respeitar o desejo de Lucas de ser doador de órgãos", cita o boletim.
Em nota assinada pelo pai, Paulo Roberto, e divulgada pelo site do jornal Zero Hora, a família de Lucas diz que está fazendo o possível para "manter a possibilidade de doar todos os órgãos do filho".
Confira a íntegra da nota:
"Neste momento de tanta dor para nossa família, aos amigos e para a comunidade do surfe, encontramos o conforto e o carinho que nos levam a seguir em frente. Estamos fazendo todos os esforços, com a dedicação imprescindível do corpo médico, para manter a possibilidade de doar todos os órgãos do nosso filho tão amado e tão saudável, a quem deles necessite. É a maneira que encontramos de agradecer ao universo toda a grandeza que nosso Lucas sempre nos proporcionou. Com esse gesto estamos respeitando uma vontade do Lucas e dando continuidade ao seu modo de encarar a vida, de desapego às questões materiais e proporcionar o bem e novas experiências para outras pessoas.
Paulo Roberto Fraga Zuch, pai do Lucas."
Escala Glasgow de Coma
A escala de coma de Glasgow é uma escala neurológica que registra o nível de consciência de uma pessoa a partir de testes de abertura ocular, fala e capacidade motora. O nível 3 é o mais grave: o paciente não abre os olhos mesmo com estímulos, não emites sons e não se movimenta, o que indica coma profundo.
Sobre o acidente
Lucas sofre um acidente na última quinta-feira, enquanto surfava na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ). Sua prancha foi avistada boiando pela kitesurfista Milla Ferreira, que acionou os bombeiros.
Lucas, que estava submerso, foi resgatado e reanimado. Em seguida, ficou internado no Hospital Lourenço Jorge, no Rio, em coma induzido, e posteriormente transferido à Casa de Saúde São José.
Ao lado do amigo Eduardo Linhares, Lucas vinha se destacando com a realização de pesquisas de mercado, como o projeto Reconhecendo o Surf, produzido pela Surfari. No ano passado, a dupla cruzou o litoral brasileiro de carro, do Chuí ao Oiapoque. Outro projeto de destaque foi o Surfest, evento que reuniu mais de 8 mil pessoas em sua primeira edição, na praia da Atlântida.
Fontes: Zero Hora e O Globo.
Fonte: Waves
Lucas Zuch: Hospital esclarece o caso
Nenhum comentário:
Postar um comentário